top of page

Notícias
Buscar


Linda Brasil cobra efetivação da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica em Sergipe
Nesta quarta-feira, 17, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para cobrar do Governo do Estado a execução da Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PEAPO), aprovada em 2011, e do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO), construído em 2018. A pauta foi discutida entre a parlamentar e membros da Rede Sergipana de Agroecologia (REASA), diante da necessidade de esclarecimentos sob
Morgana Barbosa
há 27 minutos2 min de leitura


Deputada Linda Brasil denuncia irregularidades na UTI pediátrica do Hospital Amparo de Maria
Deputada Estadual Linda Brasil | Foto: Jadilson Simões - Agência Alese de Notícias Nesta terça-feira, 16, durante a sessão plenária na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou graves irregularidades no funcionamento da UTI Pediátrica do Hospital Regional Amparo de Maria (HRAM), localizado no município de Estância. O tema foi discutido em uma audiência realizada no Ministério Público de Sergipe (MPSE) e causa preocupação, diante dos
Morgana Barbosa
há 21 horas2 min de leitura


Linda Brasil apresenta indicações para fortalecer políticas públicas voltadas aos povos de terreiro em Sergipe
Propostas preveem criação de conselho estadual, secretaria específica e política de regularização para comunidades tradicionais de matriz africana. Com o intuito de ampliar a proteção e garantir a participação dos povos e comunidades tradicionais de terreiro na formulação de políticas públicas, a deputada estadual Linda Brasil (PSOL), protocolou três indicações ao Governo de Sergipe. As propostas foram construídas a partir de demandas apresentadas durante a audiência publica
Ketelen Santos
há 5 dias2 min de leitura


Seminário debate o brincar como direito fundamental e política pública para a infância
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) promoverá, na próxima sexta-feira (19), o seminário “O Brincar como Direito das Crianças e como Política Pública de Estado”. O encontro reunirá especialistas, educadores, artistas e representantes da sociedade civil em torno de discussões sobre o brincar como um direito fundamental da infância e como um elemento essencial para o desenvolvimento integral das crianças. A programação será desenvolvida na Escola do Legislativo (ELESE), loca
Morgana Barbosa
há 5 dias3 min de leitura


Linda Brasil destaca campanha "Dê Block no Tigrinho" e cobra aprovação de PL que coíbe publicidade de aplicativos e sites de apostas por órgãos públicos
Foto: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese “As bets estão destruindo vidas”, alertou a deputada estadual Linda Brasil (Psol) durante seu discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 11. A parlamentar cobrou medidas que impeçam o estímulo à prática dos jogos de apostas online e apontou os prejuízos causados à população. Para coibir a utilização de recursos públicos em ações de incentivo às práticas de apostas em Sergipe, a parlamentar proto
Morgana Barbosa
há 6 dias2 min de leitura


Linda manifesta solidariedade à Erika Hilton por perseguição sofrida na Câmara Federal
Foto: Jadilson Simões | Agência de Notícias Alese A deputada estadual Linda Brasil (Psol-SE) expressou, nesta quinta-feira, 11, a sua solidariedade à deputada federal Erika Hilton (Psol-SP), diante da representação apresentada ao Conselho de Ética da Câmara Federal, sob acusações infundadas, para coibir a sua atuação com a tentativa de cassação do seu mandato. De acordo com Linda, a medida reflete a perseguição política sofrida pela deputada por sua atuação combativa em defes
Morgana Barbosa
há 6 dias2 min de leitura


Linda Brasil expõe precariedade em escolas dos municípios de Estância e Capela e cobra providências
Nesta quarta-feira, 10, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou o descaso com a Educação no município de Estância. Durante o seu discurso na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a parlamentar expôs o apelo da população diante do atraso na entrega dos uniformes escolares e das condições estruturais precárias nas unidades de ensino. De acordo com os relatos encaminhados pela comunidade, a Escola Municipal Laura Costa apresenta condições precár
Morgana Barbosa
há 7 dias2 min de leitura


Audiência Pública amplia debate sobre condições de trabalho para os profissionais da Psicologia
Programação promovida através da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese será realizada no dia 15 de junho Na próxima segunda-feira, 15 de junho, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), por meio da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, realizará a audiência pública com o tema “Boas condições de trabalho para os profissionais de Psicologia como garantia de direitos humanos para a categoria e a população”. A programação ocorrerá na Sala das Comissões da Casa
Morgana Barbosa
10 de jun.2 min de leitura


Alese concede honraria à Linda Brasil, primeira mulher trans eleita deputada em Sergipe
Em legislatura histórica, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) foi condecorada, nesta terça-feira, 9, pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) com a outorga da Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar. A homenagem reconhece sua trajetória política, sua atuação parlamentar e sua contribuição para o fortalecimento da democracia, dos direitos humanos e da justiça social em Sergipe. Primeira mulher trans eleita deputada estadual no estado, Linda Brasil, ao longo
Morgana Barbosa
9 de jun.3 min de leitura


“Privatização da saúde precariza serviços e desvaloriza profissionais”, denuncia Linda na tribuna da Alese
Nesta quarta-feira, 3, a deputada Linda Brasil (Psol) voltou a denunciar, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a precarização do trabalho nos hospitais com administração entregue à iniciativa privada por meio das Organizações Sociais (OSs). Linda apresentou graves denúncias encaminhadas por profissionais que enfrentam a desvalorização, atuando sem o recebimento do piso salarial, além de conviverem com más condições de trabalho. De acordo com as denúncias,
Morgana Barbosa
3 de jun.1 min de leitura


Linda Brasil repudia PDL aprovado pelo Senado que retira direitos de crianças vítimas de violência
“Criança não é mãe! Estuprador não é pai”, declara Linda Brasil na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), durante sessão desta quarta-feira, 3. Em seu discurso, a parlamentar repudiou a aprovação de Projeto de Decreto Legislativo (PDL) que anula o direito ao aborto legal para crianças vítimas de estupro. A medida foi aprovada pelo Senado Federal, na última terça-feira (2), em votação que durou menos de dois minutos. Na ocasião, os senadores suspenderam os efeit
Morgana Barbosa
3 de jun.2 min de leitura


Linda Brasil entrega a ‘Medalha Radialista João de Menezes Barros Filho’ ao jornalista Anderson Barbosa
O jornalista Anderson Barbosa Morais recebeu, nesta terça-feira, 2, a Medalha Radialista João de Menezes Barros Filho durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A homenagem ao comunicador foi proposta pela deputada estadual Linda Brasil (Psol) e reconhece a contribuição do profissional ao jornalismo sergipano, à comunicação pública e à defesa dos direitos humanos. Para Anderson Barbosa, o recebimento da medalha é um importante marco na sua
Morgana Barbosa
2 de jun.2 min de leitura


Linda Brasil enaltece nota 6 do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS na avaliação do CAPES
A deputada estadual Linda Brasil (Psol) fez uso da tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), na manhã desta terça-feira, 2, para enaltecer o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS), que obteve nota 6 na avaliação da CAPES. A parlamentar anunciou uma Moção de Aplauso pela conquista, que representa um dos mais altos patamares de excelência entre os programas de pós-graduação em Educação do país. Linda ressaltou a importân
Morgana Barbosa
2 de jun.1 min de leitura


Linda Brasil destaca a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e cobra ações do governo de Sergipe
A deputada Linda Brasil destacou, nesta quinta-feira, 28, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe(Alese), a importância do Dia Mundial e Nacional do Brincar, celebrado em 28 de maio, e da Semana Mundial do Brincar, realizada de 23 a 31 de maio. Neste ano a campanha traz como tema “A potência dos encontros”, ressaltando a importância das relações, dos territórios e das brincadeiras coletivas no desenvolvimento das infâncias. Durante sua fala, a parlamentar
Ketelen Santos
28 de mai.1 min de leitura


“Conquista histórica pelo fim da escala exaustiva e exploradora de trabalho”, comemora Linda Brasil
Linda Brasil celebra avanço de PEC pelo fim da escala 6x1 aprovada na Câmara dos Deputados Nesta quinta-feira, 28, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) comemorou, durante o seu discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe, a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) pelo fim da escala 6x1. Para a parlamentar, a vitória alcançada na Câmara dos Deputados na última quarta-feira (27) representa um avanço histórico para a promoção da dignidade e dos direitos dos tr
Morgana Barbosa
28 de mai.2 min de leitura


Comissão de Direitos Humanos da Alese promove debate sobre enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes
Foto: Arthur D'ávila - Agência de Notícias Alese Por Alessandro Santos Monteiro - Agência de Notícias Alese Nesta quarta-feira (27), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizou a audiência pública “Infâncias Protegidas: defesa, fluxo e monitoramento”, iniciativa da deputada estadual Linda Brasil (Psol), presidenta da Comissão. O encontro teve como objetivo ampliar o debate sobre a proteção integral de crianças e adolescente
Morgana Barbosa
28 de mai.9 min de leitura


Linda Brasil denuncia perda de insalubridade para assistentes sociais, psicólogos e psicólogas de São Cristóvão
A deputada estadual Linda Brasil denunciou, durante o discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 27, a perda do adicional de insalubridade dos assistentes sociais, psicólogos e psicólogas que atuam nas unidades de saúde do município de São Cristóvão. A deputada cobrou transparência da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde sobre os critérios adotados para a elaboração de um laudo técnico que teria embasado a suspensão do benefício. Segun
Ketelen Santos
27 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil aponta contradições da Iguá e cobra soluções concretas para a crise hídrica em Sergipe
A deputada estadual Linda Brasil destacou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 27, a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju, da qual participou na tarde da última terça-feira (26), para discutir a crise hídrica na capital. A parlamentar reforçou a gravidade dos transtornos causados pelo desabastecimento de água em diversas localidades após a concessão dos serviços à Iguá Saneamento e cobrou medidas efeti
Morgana Barbosa
27 de mai.2 min de leitura


Alese aprova lei que institui a Política Estadual de Atenção aos Direitos das Pessoas com Lúpus
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, na manhã desta terça-feira, 26, o Projeto de Lei nº 50/2024, que institui a Política Estadual de Atenção aos Direitos das Pessoas com Lúpus. A proposta, apresentada pela deputada estadual Linda Brasil (Psol) foi construída em parceria com a sociedade civil organizada e com a Associação de Pessoas com Lúpus (Aldase), e tem como objetivo garantir mais dignidade, acolhimento e acesso a direitos para quem convive com
Morgana Barbosa
27 de mai.3 min de leitura


“É uma vergonha entregar um equipamento público tão importante à iniciativa privada”, critica Linda Brasil sobre concessão do Hospital do Câncer
Deputada Linda Brasil vota contra projeto de privatização do Hospital do Câncer Durante sessão de votação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, 26, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) expressou a sua indignação com o projeto do Poder Executivo que visa entregar a administração do Hospital do Câncer à iniciativa privada. De acordo com a parlamentar, o projeto autoriza a concessão na modalidade administrativa por 35 anos, sem a apresentação de dad
Morgana Barbosa
26 de mai.2 min de leitura
bottom of page
