top of page
  • TikTok
  • Facebook
  • X
  • YouTube
  • Instagram

Alese sediará Sessão Especial em Homenagem aos Imigrantes e Refugiados em Sergipe

Na próxima sexta-feira, 4, a partir das 9h, a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará uma Sessão Especial em Homenagem aos Imigrantes e Refugiados no estado de Sergipe. A propositura da deputada estadual Linda Brasil (Psol) reunirá no plenário representantes de organizações, pesquisadores e membros da comunidade estrangeira.


Considerando o Dia Mundial do Refugiado, celebrado no último dia 20 de junho, a ação promove reconhecimento à luta dessa população e sua contribuição para o desenvolvimento social, cultural e econômico de Sergipe e do Brasil. Na ocasião, será apresentado o Guia para Imigrantes e Refugiados em Sergipe, elaborado pelo Núcleo de Acolhimento ao Imigrante e Refugiado da Universidade Federal de Sergipe, a partir da Cátedra Sérgio Vieira de Mello da Organização das Nações Unidas.


Entre as organizações homenageadas estarão o Comitê Sergipano  de Solidariedade ao Povo Palestino, a Associação dos Estudantes Estrangeiros da Universidade Federal de Sergipe, a Cáritas Brasil e o Núcleo de Acolhimento de Imigrantes e Refugiados.


A deputada Linda Brasil destaca que a Sessão Especial será aberta ao público. “Esse será um momento de celebrar a luta daqueles e daquelas que enfrentam grandes desafios para serem reconhecidos. Essa população, que é levada a se deslocar de suas regiões por uma série de motivos, contribui diretamente para o desenvolvimento social, cultural e econômico da nossa região”, frisou.


Dados


De acordo com o relatório Refúgio em Números, publicado em 2025 pelo Observatório das Migrações Internacionais e Ministério da Justiça, nos últimos nove anos, mais de 454 mil pessoas solicitaram refúgio no Brasil. Já em Sergipe, segundo levantamento realizado pela Polícia Federal em 2021, foram identificados 330 imigrantes internacionais no estado.


No Nordeste brasileiro, o Portal de Imigração do Ministério da Justiça revela que, entre 2022 e junho de 2024, as nacionalidades mais frequentes foram: colombiana, argentina, venezuelana e estadunidense, com presença também de chineses, franceses e cubanos. Além disso, destaca-se a presença de pessoas originárias de Guiné-Bissau e Angola.


Presenças


Estarão presentes na Sessão Especial: o coordenador do Projeto Mobilidades Internacionais, Direitos Humanos e Ensino Superior (PDPG/Solidariedade Acadêmica – CAPES), professor Marcelo Alario Ennes; a coordenadora adjunta do mesmo projeto, professora Flávia de Ávila; o professor visitante na Universidade Federal de Sergipe no âmbito do Programa CAPES Solidariedade, pós-doutor em Pedagogias Críticas (2019) e escritor venezuelano Luis Bonilla-Molina; o professor do Departamento de Relações Internacionais da UFS, Geraldo Adriano Campos; a teóloga e agente da Cáritas de Aracaju, Irenir Jesus dos Santos; e a estudante de Relações Internacionais, de origem malinesa, Nantenin Diarra.


Serviço


O quê: Sessão Especial em Homenagem aos Imigrantes e Refugiados em Sergipe

Quando: Sexta-feira, 4, às 9h

Onde: Plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe – Av. Ivo do Prado, s/n – Palácio Gov. João Alves Filho – Centro

Contato: Assessoria de Imprensa – (79) 99644-1917


Comments


manData poPular Diversidade & Cidadania

acompanhe nossa mandata nas redes sociais

  • TikTok
  • X
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

©2023 by GT de Comunicação da Mandata Linda Brasil. Todos os direitos criativos reservados.

Marca Linda Brasil

telEfone

(79) 3023-2268

bottom of page