
atuaçãO
Parlamentar
Em 2023, a deputada Linda Brasil (Psol) aprovou oito Projetos de Lei (PLs), entre eles o que reconhece as pessoas com fibromialgia como Pessoas com Deficiência (PcD), o PL que institui o Abril Verde, Mês de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, e o PL que garante o direito à presença de doulas acompanhando as parturientes nas maternidades de Sergipe.
No mesmo ano, a mandata apresentou mais de 600 proposituras parlamentares, entre projetos de lei, projetos de resolução, projetos de decreto legislativo, projetos de lei complementar, moções, indicações, ofícios, requerimentos, e solicitações de sessões especiais e audiências públicas. Dentre essas proposituras, destacam-se 28 projetos de lei, com 8 aprovados. Além disso, a deputada protocolou mais de 150 propostas de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA), ao Planejamento Plurianual do Estado (PPA) e à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Mais de 30 emendas foram inseridas na redação final da LDO, e 10 emendas foram aprovadas e inseridas na LOA e no PPA.
No primeiro ano de atuação, a mandata da deputada também se destacou pelo seu engajamento com a sociedade civil, realizando 551 atividades e atendimentos a movimentos sociais, sindicatos, conselhos, instituições e outros setores. Além disso, houve a participação e/ou promoção de 175 palestras, formações e plenárias, e 346 reuniões oficiais para construção de políticas, fiscalização e resolução de demandas vindas da sociedade.
Através da ferramenta do #ZapBababdeiro, foram realizados mais de 1 mil atendimentos e/ou encaminhamentos através do Zap da Mandata em 2023. A premissa da mandata é prezar pela eficiência no orçamento, acreditando que essa eficiência está ligada ao atendimento das complexidades da população.