Linda Brasil cobra realização de audiência pública após denúncias de médicos sobre a precarização de trabalho no Hospital da Criança
- Morgana Barbosa
- há 4 dias
- 2 min de leitura

Nesta terça-feira, 9, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe para alertar sobre a precarização dos serviços públicos de saúde com as concessões às Organizações Sociais (OSs). Diante das denúncias apresentadas pelos profissionais do Hospital da Criança, submetidos a condições precárias de trabalho, e da iminência de novas concessões para outros equipamentos do estado, Linda cobra transparência e diálogo.
A parlamentar cobrou a realização de uma audiência pública para análise dos impactos dessas concessões em Sergipe. “O governo não pode realizar essas concessões sem que haja uma discussão ampla. Se a Comissão de Saúde não realizar, eu irei realizar através da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, já que essa situação afeta os direitos humanos da população, como é o caso do direito à saúde”, frisou.
Na oportunidade, a deputada expôs as denúncias realizadas pelo Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed) e pelos profissionais que atuam no Hospital da Criança. Os depoimentos evidenciam prejuízos às condições de trabalho e impactos no atendimento à população. “É um absurdo o que está acontecendo. A denúncia dos médicos é um pedido de socorro. E olha que até agora foi só o Hospital da Criança; imagine quando quase todos os equipamentos da saúde estiverem entregues à iniciativa privada”, declarou Linda Brasil.
Linda demonstrou preocupação com os indícios de requisitos utilizados pelas empresas para assumirem os contratos. “Um dos itens para que elas possam realizar aquele contrato é diminuir os encargos trabalhistas, o que acaba prejudicando os trabalhadores da saúde, pois muitas vezes as OSs diminuem a quantidade de profissionais naquele equipamento. Isso acaba gerando sobrecarga para os trabalhadores e prejuízos ao atendimento de maneira geral”, salientou.
Com isso, a parlamentar chama a atenção dos parlamentares e dos gestores do Governo de Sergipe para a urgência em avaliar os impactos negativos no que se refere à qualidade dos serviços prestados pelas OSs e às condições de trabalho às quais os profissionais estão sendo submetidos.
Linda pede o apoio dos demais parlamentares para que haja a aprovação do requerimento para realização da audiência pública e promoção do diálogo com os profissionais, com a Secretaria de Estado da Saúde e todos os responsáveis pela gestão dos equipamentos da Saúde.
Ocupação simbólica do MLB
Ainda durante a sessão plenária, Linda manifestou apoio às famílias que participaram da ocupação simbólica no antigo prédio do Hotel Palace, no Centro de Aracaju. A ação foi organizada pelo Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), no último domingo (7), e teve como objetivo reivindicar moradia digna.
Segundo a deputada, sua mandata, por meio dos Grupos de Trabalho de Direitos Humanos e Jurídico, acompanhou representantes do MLB em reuniões realizadas na segunda-feira (8), com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC) e a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres.
O movimento protocolou ofícios solicitando audiências com as titulares das duas secretarias. A deputada destacou a importância de que essas gestoras recebam os representantes das famílias e escutem as reivindicações apresentadas. “Reafirmamos nosso compromisso com o diálogo institucional e a defesa do direito à moradia digna”, declarou a parlamentar.
Comentários