Linda Brasil denuncia precariedade das novas instalações do Restaurante Popular Padre Pedro
- Morgana Barbosa
- 11 de set.
- 2 min de leitura

Na sessão plenária da Assembleia Legislativa de Sergipe, nesta quinta-feira, 11, a deputada estadual Linda Brasil expôs problemas constatados durante fiscalização nas novas instalações do Restaurante Popular Padre Pedro. A visita foi realizada na manhã da quarta-feira (10), após denúncias de condições precárias de atendimento e risco à segurança da população.
O equipamento público destinado à distribuição de refeições, em especial para a população em situação de vulnerabilidade, tem funcionado no Espaço Zé Peixe, no Centro da capital, desde o dia 27 de agosto. De acordo com a parlamentar, o novo espaço não oferece a estrutura necessária à promoção da dignidade alimentar.
“Distribuição de quentinha não é política alimentar. O governo tentou pintar um quadro de que estava tudo perfeito, mas a realidade que encontrei mostra exatamente o contrário. Há longas filas, além do trânsito intenso no local, que gera risco de acidentes. Vimos pessoas se alimentando na rua, em locais inapropriados. Não há local adequado de acolhimento para as pessoas se alimentarem com dignidade”, enfatizou.
Além dos aspectos estruturais, Linda Brasil mostrou evidências de que o quantitativo de alimentação distribuída não atende à demanda. “Uma das coisas que mais me deixou surpresa foi que a entrega das quentinhas teve início às 10h30 e, às 11h15, já não havia mais refeições. Mais de cem pessoas que aguardavam desde as 9h ou 10h não conseguiram receber, pois há limite de 1.500 quentinhas nesse horário. Então, por que não se faz um estudo para oferecer o quantitativo adequado?”, questionou.
A parlamentar reforçou que protocolou a indicação 262/2025, com solicitação à Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (SEASIC) para a criação da Cozinha Solidária Padre Pedro. “Vou solicitar uma nova reunião com a secretária da SEASIC, para que a situação seja regularizada e possamos dialogar sobre alternativas. A Cozinha Solidária é uma proposta que pode possibilitar o atendimento à demanda com dignidade e segurança, promovendo uma real política de segurança alimentar para a população”, pontuou.
Descaso com o Museu Zé Peixe
Linda Brasil também demonstrou preocupação com as condições do Museu Zé Peixe. “Os materiais do Museu Zé Peixe ficaram lá, no antigo restaurante. Deixaram um espaço tão importante, que enaltecia a figura de Zé Peixe, em um local totalmente inapropriado. Como é absurdo manter o museu de uma referência histórica em um espaço sem estrutura nenhuma. Isso mostra desrespeito com a história de Zé Peixe e com a nossa cultura”, declarou.









Comentários