Professora Renata Malta recebe Título de Cidadania Sergipana
- Morgana Barbosa
- 21 de mar.
- 2 min de leitura

Por iniciativa da deputada estadual Linda Brasil (Psol), a doutora Renata Barreto Malta, professora efetiva do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), recebeu, nesta sexta-feira ,21, o Título de Cidadania Sergipana. Natural de São Paulo, Renata se mudou para Sergipe em 2014, onde passou a prestar relevantes serviços à sociedade, lutando pela promoção da justiça social e pela produção de conhecimento.
A deputada Linda Brasil frisa que testemunhou a dedicação da doutora Renata Malta, em Sergipe, especialmente em espaços de luta pelos direitos humanos, no Coletivo de Mulheres de Aracaju e na construção da Semana da Visibilidade Trans.
“A trajetória de Renata é marcada pela coragem intelectual, pelo compromisso com a justiça social e pelo incansável esforço em ampliar debates que transformam realidades. Ela tem sido uma peça-chave na produção do conhecimento crítico sobre comunicação, representações midiáticas e as interseccionalidades que moldam nossa sociedade. Sua atuação em Sergipe extrapola os muros da universidade. Mais do que uma pesquisadora de excelência, Renata é uma educadora que inspira. Tem sido uma voz ativa no despertar de consciências, na denúncia das desigualdades e na promoção de debates fundamentais sobre gênero, raça, sexualidade e classe”, disse a deputada em seu discurso no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
A doutora Renata proferiu um discurso emocionado, relatando sua trajetória em Sergipe e o acolhimento recebido dos sergipanos desde a sua chegada, há dez anos. “Estou bastante emocionada. Percebo que ainda estou chegando, que ainda tenho muito a aprender. Aprender com essa terra de belezas naturais e cultura expansiva, com os alunos, alunas e alunes da UFS, que me fazem transbordar. Assim me sinto desde que passei a chamar Sergipe de minha casa. Minha filha é fruto deste lugar. O título que vocês me entregam hoje é um presente, o mais profundo que eu poderia receber”, declarou.
Na sua carreira acadêmica, a doutora Renata Malta se dedica, em especial, aos estudos de gênero e interseccionalidades, estudos culturais e comunicação social, tendo prestado relevantes serviços também como coordenadora do Grupo de Pesquisa GENI – Gênero e Interseccionalidades na Comunicação.
Em seu vasto currículo, a homenageada possui os títulos de pós-doutora pela Facultad de Comunicación, Departamento de Comunicação Audiovisual da Universidade de Sevilha (Espanha); doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) (2013); e mestra em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) (2009).
O título, correspondente à Resolução nº 114/24, de 12 de dezembro de 2024, publicada no Diário do Legislativo nº 115, em 17 de dezembro de 2024, foi aprovado e promulgado pela Alese, com a solenidade de entrega do diploma realizada nesta sexta-feira (21).
Comments