Seminário Estadual debate Política Nacional do Cuidado e reúne autoridades em Sergipe
- Morgana Barbosa
- 10 de nov.
- 2 min de leitura

A deputada estadual Linda Brasil (Psol), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizou no dia 10 de novembro o Seminário Estadual – Política Nacional do Cuidado, que teve como tema “Cuidar é Direito: Plano Nacional de Cuidados em Sergipe”. O evento, promovido no Auditório da Reitoria da UFS, em São Cristóvão, reuniu representantes do governo federal, gestores acadêmicos, especialistas e movimentos sociais para discutir a implementação e o fortalecimento das políticas públicas de cuidado no estado.
A mesa de abertura reuniu a deputada Linda Brasil e a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, que destacaram a relevância de inserir o cuidado na agenda pública. Também estiveram presentes Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres, e Fernanda Amado, representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
A iniciativa contou com a participação e organização da professora Dra. Shirley Silveira Andrade, do Departamento de Direito e do Mestrado em Serviço Social da UFS, uma das responsáveis por promover o debate dentro da universidade.
O cuidado como política de Estado
Durante o seminário, a representante do Ministério das Mulheres, Rosane da Silva, enfatizou que o cuidado, historicamente realizado pelas mulheres, precisa ser reconhecido como trabalho e responsabilidade compartilhada pelo poder público.
“O cuidado é essencial para a continuidade da vida e da sociedade. É hora de o poder público assumir sua responsabilidade, construindo políticas que desonerem o tempo das mulheres, para que possamos participar da política e do mercado de trabalho sem a sobrecarga do cuidado”, salientou.
A vice-reitora Silvana Bretas também destacou que o tema ultrapassa a esfera privada e se consolida como questão social que exige a atuação do Estado.
“Reconhecer isso como um problema da sociedade é um avanço extremamente importante. Quem cuida também precisa ser cuidado”, considerou.
Fortalecimento da política de cuidados em Sergipe
A deputada Linda Brasil ressaltou que o evento marcou um passo importante para a elaboração de políticas mais estruturadas voltadas aos cuidadores e cuidadoras, em especial as mulheres, que enfrentam jornadas múltiplas e condições muitas vezes precarizadas de trabalho.
“Discutimos políticas para fortalecer essa atividade, dar visibilidade ao trabalho do cuidado e identificar recomendações do Plano Nacional do Cuidado que possam ser implementadas a nível municipal e estadual”, destacou a parlamentar.
Construção do Plano Nacional do Cuidado
Representando o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Fernanda Amado explicou que os debates estaduais serão incorporados ao processo de formulação do Plano Nacional do Cuidado, etapa seguinte à aprovação da Política Nacional do Cuidado, promulgada pelo governo federal.
“O governo federal quer ouvir o debate e as propostas para implementar ações efetivas. Agora estamos na fase de elaboração do plano, que vai orientar políticas públicas que cheguem de fato à ponta”, pontuou Fernanda Amado.
Avanço no debate e próximos passos
O seminário reforçou a importância de compreender o cuidado como pilar fundamental da vida social e como responsabilidade do Estado. As discussões irão subsidiar a atuação parlamentar e institucional para a criação e o aprimoramento de políticas públicas em Sergipe, contribuindo para a implementação do Plano Nacional do Cuidado.









Comentários