Deputada Linda Brasil protocola indicação para garantir dignidade alimentar com a Cozinha Solidária Padre Pedro
- Morgana Barbosa
- 2 de set.
- 2 min de leitura

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) protocolou, nesta terça-feira, 2, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a Indicação que propõe a criação da Cozinha Solidária Padre Pedro. A iniciativa busca oferecer alimentação gratuita em condições dignas para a população em situação de vulnerabilidade, em substituição ao atual modelo de distribuição de refeições realizado no Restaurante Popular, em funcionamento no espaço Zé Peixe.
Segundo a parlamentar, o modelo atual tem ocasionado risco, principalmente, às crianças e pessoas com deficiência, além de violações aos princípios do Guia Alimentar para a População Brasileira. Em seu pronunciamento, Linda relatou as denúncias recebidas sobre filas extensas e condições precárias para o consumo da alimentação, com imagens de pessoas se alimentando no chão das calçadas.
A proposta visa promover dignidade à população, com melhorias para o consumo das refeições e promoção da cidadania. "A Cozinha Solidária Padre Pedro seria um espaço onde as pessoas pudessem acompanhar o preparo das refeições, se alimentar em um ambiente limpo, seguro e confortável, com acomodações adequadas para adultos, crianças e pessoas com deficiência", explicou Linda Brasil.
“Não é só um espaço para distribuir quentinhas”, destacou Linda. A iniciativa da parlamentar estimula o desenvolvimento de um espaço de acolhimento e educação popular, com a realização de eventos culturais e atividades de conscientização, para a promoção da cidadania e inclusão social.
Segundo a deputada, as cozinhas solidárias fazem são uma tecnologia social de combate à fome e também já são uma política pública nacional, através do Programa Cozinha Solidária, instituído pela Lei n°14.628/2023 e regulamentado pelo Decreto n°11.937/2024. "Apelo à sensibilidade e à responsabilidade do Governo do Estado para que essa Indicação seja acolhida e transformada em realidade", concluiu.









Comentários