top of page
  • TikTok
  • Facebook
  • X
  • YouTube
  • Instagram

Linda Brasil cobra medidas efetivas para evitar desabastecimento de medicamentos na rede pública de saúde



O frequente desabastecimento de medicamentos na rede pública de saúde foi denunciado pela deputada estadual Linda Brasil (Psol) durante a sessão plenária desta terça-feira (6), na Assembleia Legislativa de Sergipe. A situação, que provoca transtornos à população, foi tema de indicações à Secretaria de Estado da Saúde (SES) e à Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para reposição, em especial, das medicações Forxina e Lítio.


“Foram registradas, nas redes sociais, filas imensas para retirada de medicamentos que estavam em falta há mais de quatro meses no Case (Centro de Atenção à Saúde de Sergipe). Recebemos frequentemente esse tipo de denúncia. Quem mais sofre com esses desabastecimentos são as pessoas mais vulneráveis, que dependem exclusivamente do SUS para o acesso à saúde”, destacou Linda Brasil.


De acordo com a parlamentar, há deficiência de controle e planejamento por parte da gestão estadual. “A desculpa é sempre a demora no processo de licitação e falta de insumos a nível nacional, mas se houvesse maior controle e planejamento, esse desabastecimento seria evitado. O Estado tem acesso ao número de pessoas cadastradas para receber esses medicamentos, por isso sugerimos que a SES busque uma forma eficiente de realizar o controle”, frisou.


Considerando as graves consequências geradas à saúde dos pacientes pela descontinuidade dos seus tratamentos, Linda protocolou uma indicação direcionada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), cobrando a reposição, em especial, do medicamento Forxiga, utilizado para o tratamento de doenças como insuficiência renal, insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2.


Também foi encaminhada indicação à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para a reposição de lítio nos postos de saúde. A parlamentar reforçou, em seu pronunciamento, que esse é um dos medicamentos psiquiátricos mais utilizados para a estabilização do humor. “Com o aumento significativo dos problemas de saúde mental, é importante garantir esse tipo de medicamento à população”, frisou.


Conselho de Direitos Humanos


A parlamentar aproveitou também para informar que oficiou a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUC) para que sejam adotadas, em caráter de urgência, as providências necessárias à ativação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana. Esse trâmite prevê a publicação do edital de convocação da Assembleia Geral, destinada à eleição dos representantes da sociedade civil que irão compor o conselho, conforme a Lei Complementar nº 147/2007 e o artigo 133 da Constituição do Estado de Sergipe.


“Essa não é apenas uma formalidade. É uma medida urgente e necessária para garantir a ativação de um dos poucos instrumentos institucionais de controle social e de proteção aos direitos fundamentais em nosso estado. A instalação desse conselho se torna ainda mais importante, quando lembramos que Sergipe sequer possui uma Secretaria de Direitos Humanos. Nesse sentido, seguimos com uma lacuna institucional grave”, discursou Linda Brasil.

Hozzászólások


manData poPular Diversidade & Cidadania

acompanhe nossa mandata nas redes sociais

  • TikTok
  • X
  • Facebook
  • Youtube
  • Instagram

©2023 by GT de Comunicação da Mandata Linda Brasil. Todos os direitos criativos reservados.

Marca Linda Brasil

telEfone

(79) 3023-2268

bottom of page