Linda Brasil denuncia atraso da Funcap e do Governo de Sergipe no repasse de recursos da Lei Aldir Blanc
- Morgana Barbosa
- há 2 horas
- 1 min de leitura

Nesta terça-feira, 25, a deputada estadual Linda Brasil (PSOL) usou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) para criticar a gestão da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap) e do Governo do Estado na execução dos editais da Lei Aldir Blanc em Sergipe. Segundo a parlamentar, os artistas e demais trabalhadores da cultura vêm sendo prejudicados por atrasos no repasse de verbas.
Linda Brasil destacou que a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) garante a destinação de recursos federais às diversas linguagens artísticas, possibilitando a geração de renda e a valorização das produções artísticas e culturais. No entanto, ela alegou que, em Sergipe, o atraso no repasse desses recursos vem causando prejuízos à manutenção dos projetos e à subsistência dos trabalhadores do setor.
A deputada afirmou que, desde maio, os agentes culturais aguardam o pagamento referente aos editais 7 e 9, voltados à formação cultural e à circulação artística. “Essa demora provoca desajustes nas agendas dos profissionais, compromete cronogramas e orçamentos previamente aprovados e gera grande frustração entre os artistas sergipanos”, considerou.
Linda também criticou a ausência de novos editais. “Já deveriam ter sido lançados, considerando que já existe verba liberada. A quem interessa essa morosidade nos repasses das verbas públicas da PNAB aos artistas?”, questionou.
Durante o discurso, a parlamentar reforçou o seu compromisso com a defesa de artistas e fazedores de cultura e cobrou responsabilidade dos gestores na execução das políticas públicas voltadas ao setor cultural em Sergipe.









Comentários