Linda Brasil homenageia Dona Zenaide com a Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”
- Morgana Barbosa
 - há 5 dias
 - 2 min de leitura
 

Na manhã desta quarta-feira, 29, durante a Sessão Especial de outorga da Medalha de Direitos Humanos “Dom José Vicente Távora”, na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) homenageou a catadora de mangaba Rosinaide de Sá, conhecida como Dona Zenaide. A honraria reconhece e enaltece sua atuação como defensora dos direitos das comunidades tradicionais e do extrativismo de mangaba em Sergipe.
Presidenta da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese, Linda Brasil ressalta que a medalha busca homenagear pessoas que lutam pela dignidade da população que vive em situação de vulnerabilidade social. “Nossa indicação foi Dona Zenaide, que é uma lutadora, catadora de mangaba que resiste para preservar a última reserva de mangabeiras em Aracaju. Ela fundou uma associação para preservar o extrativismo de mangaba e o modo de vida e de sobrevivência dessas comunidades”, declarou.
A homenageada é fundadora da Associação das Catadoras e dos Catadores de Mangaba Padre Luiz Lemper que, ao lado de seu filho Uilson de Sá (in memoriam), atuou contra a destruição das mangabeiras no bairro Santa Maria, em Aracaju.
Para ela, esse reconhecimento foi motivo de orgulho e fruto da resistência na luta pelos direitos da comunidade. “Estou muito feliz. Só tenho a agradecer por essa luta, apesar do sofrimento de perder o meu filho. Era para ele estar aqui hoje. Agradeço a Linda Brasil por essa força. Ela nunca nos abandonou. Também agradeço a todas aquelas pessoas que chegam junto conosco”, destacou, emocionada, Dona Zenaide.
Linda considerou que esse é um momento de reafirmação da importância dessa luta. “É um momento muito especial de valorização das pessoas que lutam a favor dos direitos humanos e por justiça social em nosso estado”, declarou.









Comentários