Linda Brasil demonstra preocupação com possível desligamento de cerca de 50 médicos do Hospital da Criança
- Morgana Barbosa
- 25 de set.
- 2 min de leitura

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) manifestou, nesta quinta-feira, 25, preocupação com a possível descontinuidade dos atendimentos no Hospital da Criança, em Aracaju, após mais de 50 médicos anunciarem plano de desligamento. Segundo a parlamentar, a situação foi ocasionada por possíveis irregularidades que envolvem a Organização Social (OS) responsável pela contratação dos profissionais. O cenário gera insegurança no que se refere à continuidade dos serviços e à qualidade do atendimento à população.
De acordo com Linda Brasil, os profissionais vêm denunciando que os novos contratos oferecidos pela administração do hospital exigem vínculos societários com uma empresa terceirizada, o que, conforme avaliação da assessoria jurídica dos médicos, pode configurar ilegalidade. Além disso, a deputada ressaltou denúncias de que a empresa responsável pela gestão do hospital apresenta endereços fictícios, um deles funcionando, na verdade, como uma loja de frutos do mar e outro apenas como escritório virtual.
“Esses são fatos que já denunciamos aqui e que levantam sérias dúvidas sobre a idoneidade e a transparência na gestão do hospital”, afirmou Linda Brasil durante seu discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). A parlamentar também destacou que o Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed/SE) já encaminhou denúncias ao Ministério Público Estadual e à Secretaria de Estado da Saúde.
“Não podemos permitir que a saúde das nossas crianças seja tratada como negócio sem controle. Se esses médicos saírem, quem atenderá nossas crianças? É inaceitável que conflitos contratuais ou má gestão de recursos públicos prejudiquem os pacientes”, declarou a deputada.
Linda Brasil fez um apelo para que as investigações sejam rápidas e abrangentes, com a suspensão imediata de quaisquer atos que violem a legalidade até o esclarecimento completo da situação. A parlamentar reforçou a importância de garantir um ambiente de trabalho digno e legal para os médicos e de assegurar atendimento seguro e de qualidade às crianças de Aracaju e de todo Sergipe.
Zona de Expansão
Linda também se manifestou a respeito das discussões sobre o território que compreende a antiga Zona de Expansão, em Aracaju, que está sendo reivindicado pelo município de São Cristóvão. A parlamentar defende que haja diálogo entre as prefeituras e que seja adotado o bom senso em favor da população que reside no local. “O mais importante é respeitar a decisão das comunidades”, pontuou.
Com a proximidade do ano eleitoral, a deputada pede atenção para que o fato não se torne uma briga política. “Se existe um limite natural, definido pelo rio, e há a manifestação da maior parte da população que deseja que a área continue integrando Aracaju, essa situação não deve ser usada como briga política. É preciso bom senso e respeito à comunidade, que já possui o sentimento de pertencimento ao território de Aracaju”, avaliou.
Além disso, Linda destacou a especulação imobiliária na região e as obras que favorecem o desenvolvimento local. “Independentemente de qual município administre esse território, quem tem que se beneficiar é o povo”, reforçou.
Comentários