top of page

Notícias
Buscar


Linda Brasil denuncia perda de insalubridade para assistentes sociais, psicólogos e psicólogas de São Cristóvão
A deputada estadual Linda Brasil denunciou, durante o discurso na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 27, a perda do adicional de insalubridade dos assistentes sociais, psicólogos e psicólogas que atuam nas unidades de saúde do município de São Cristóvão. A deputada cobrou transparência da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde sobre os critérios adotados para a elaboração de um laudo técnico que teria embasado a suspensão do benefício. Segun
Ketelen Santos
27 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil aponta contradições da Iguá e cobra soluções concretas para a crise hídrica em Sergipe
A deputada estadual Linda Brasil destacou, durante pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 27, a audiência pública realizada na Câmara Municipal de Aracaju, da qual participou na tarde da última terça-feira (26), para discutir a crise hídrica na capital. A parlamentar reforçou a gravidade dos transtornos causados pelo desabastecimento de água em diversas localidades após a concessão dos serviços à Iguá Saneamento e cobrou medidas efeti
Morgana Barbosa
27 de mai.2 min de leitura


Alese aprova lei que institui a Política Estadual de Atenção aos Direitos das Pessoas com Lúpus
A Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) aprovou, na manhã desta terça-feira, 26, o Projeto de Lei nº 50/2024, que institui a Política Estadual de Atenção aos Direitos das Pessoas com Lúpus. A proposta, apresentada pela deputada estadual Linda Brasil (Psol) foi construída em parceria com a sociedade civil organizada e com a Associação de Pessoas com Lúpus (Aldase), e tem como objetivo garantir mais dignidade, acolhimento e acesso a direitos para quem convive com
Morgana Barbosa
27 de mai.3 min de leitura


“É uma vergonha entregar um equipamento público tão importante à iniciativa privada”, critica Linda Brasil sobre concessão do Hospital do Câncer
Deputada Linda Brasil vota contra projeto de privatização do Hospital do Câncer Durante sessão de votação na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, 26, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) expressou a sua indignação com o projeto do Poder Executivo que visa entregar a administração do Hospital do Câncer à iniciativa privada. De acordo com a parlamentar, o projeto autoriza a concessão na modalidade administrativa por 35 anos, sem a apresentação de dad
Morgana Barbosa
26 de mai.2 min de leitura


Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Alese realiza audiência pública sobre proteção integral de crianças e adolescentes
A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) realizará, na próxima quarta-feira (27), a partir das 15h, a audiência pública “Infâncias Protegidas: defesa, fluxo e monitoramento”. A atividade acontecerá em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrido em 18 de maio. A iniciativa da deputada estadual Linda Brasil (Psol), presidenta da Comissão, tem como objetivo ampliar o debate s
Morgana Barbosa
26 de mai.2 min de leitura


Deputada Linda Brasil denuncia precarização do trabalho na saúde pública de São Cristóvão
Nesta quinta-feira, 21, a deputada estadual Linda Brasil denunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), uma série de irregularidades e precarização das condições de trabalho enfrentadas pelos profissionais da saúde do município de São Cristóvão. De acordo com a denúncias recebidas pela parlamentar, há relatos de baixos salários, descumprimento de direitos trabalhistas e condições inadequadas de trabalho nas unidades de saúde. Durante o discurso, Linda Bra
Morgana Barbosa
21 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil critica a retirada de pautas sociais, segurança hídrica e proteção às mulheres vítimas de violência do PLDO
Durante o seu pronunciamento na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 20, a deputada Linda Brasil (Psol) expôs uma análise a respeito do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) nº 113/2026, que estabelece as bases para a elaboração do orçamento do Estado de Sergipe para o próximo ano. A parlamentar criticou a retirada de diretrizes relacionadas às políticas sociais, ambientais e de direitos humanos. Linda demonstra preocupação e aponta que a
Morgana Barbosa
20 de mai.2 min de leitura


Alese sedia Sessão Especial em alusão ao ´Dia Internacional de Combate à LGBTfobia´
Foto: Jadilson Simões Por Alessandro Santos Monteiro - Agência de Notícias Alese A Assembleia Legislativa de Sergipe sediou, nesta quarta-feira (20), uma Sessão Especial em alusão ao “Dia Internacional de Combate à LGBTfobia”, celebrado em 17 de maio. A iniciativa foi promovida pelo mandato da deputada Linda Brasil (Psol), em conjunto com movimentos sociais e entidades representativas da população LGBTQIAPN+, reunindo autoridades, representantes de instituições públicas, ativ
Morgana Barbosa
20 de mai.7 min de leitura


“Precisamos de políticas públicas para reduzir a violência e garantir dignidade à população”, defende Linda Brasil ao destacar enfrentamento à LGBTfobia
Nesta terça-feira, 19, a deputada Linda Brasil (Psol) levou à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) uma reflexão sobre a necessidade de promover respeito e dignidade à população LGBTQIAPN+. A parlamentar enfatizou os altos índices de violência ainda registrados contra essa população e reforçou o convite para que a sociedade acompanhe a Sessão Especial em alusão ao Dia de Combate à LGBTfobia, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 20. Durante o seu discurso, Lind
Morgana Barbosa
19 de mai.2 min de leitura


Alese sedia Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia
Na próxima quarta-feira (20), a Assembleia Legislativa de Sergipe sediará uma Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, comemorado em 17 de maio. A iniciativa da deputada estadual Linda Brasil (Psol) será um ato simbólico que enaltece a luta por direitos humanos e respeito à diversidade. A data celebra a trajetória histórica de resistência diante das violências, exclusões e silenciamentos impostos à população LGBTQIAPN+. Ela reafirma a necessidad
Morgana Barbosa
15 de mai.3 min de leitura


Deputada Linda Brasil denuncia abandono do CAPS AD Primavera em Aracaju
A deputada estadual Linda Brasil denunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quinta-feira, 14, a situação de abandono enfrentada pelo CAPS AD Primavera, localizado no bairro Atalaia, em Aracaju. Durante o discurso, a parlamentar cobrou providências urgentes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) diante das condições precárias da unidade, com riscos à saúde e à segurança de pacientes e profissionais que atuam no local. Segundo a deputada, o espaço
Morgana Barbosa
14 de mai.1 min de leitura


Professora Sandra Beiju recebe Medalha Quintina Diniz na Alese
Em Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta quarta-feira, 13, a deputada estadual Linda Brasil homenageou a professora e sindicalista Sandra Beiju com a entrega da Medalha Quintina Diniz. A honraria reconhece a trajetória da educadora em defesa da educação pública, popular e transformadora. A parlamentar destacou a atuação de Sandra Beiju como professora da rede municipal de Aracaju e integrante do Sindicato dos Profissionais do Ensino do Município
Morgana Barbosa
13 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil apoia luta dos trabalhadores em atos do Sintasa e dos aprovados em concurso da Semed
Deputada Linda Brasil | Foto: Jadilson Simões A deputada estadual Linda Brasil (Psol) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira, 13, para cobrar a valorização dos trabalhadores da Saúde e da Educação. A parlamentar ressaltou o ato promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores na Área da Saúde do Estado de Sergipe (Sintasa) e o protesto dos aprovados no concurso da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). Entre as reivindicações
Morgana Barbosa
13 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil defende convocação de aprovados no concurso da Semed e denuncia irregularidades na Adema
A deputada estadual Linda Brasil repercutiu, nesta terça-feira, 12, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o protesto realizado pelos aprovados no concurso da Secretaria Municipal da Educação de Aracaju (Semed). As declarações enfatizam a marca de um ano da homologação do certame sem a convocação de todos os aprovados nas vagas imediatas. A parlamentar alerta que “cadastro de reserva também é aprovado” e cobrou o cumprimento de promessa feita pela gestão mun
Morgana Barbosa
12 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil destaca Dia Mundial e Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia
Nesta terça-feira, 12, a deputada estadual Linda Brasil (Psol) destacou, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), o Dia Mundial e Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia. A parlamentar, autora da Lei Estadual nº 9.293/23, que assegura às pessoas com fibromialgia os mesmos direitos das pessoas com deficiência, defende a ampliação de medidas para a conscientização, o atendimento e a melhoria da qualidade de vida dessa população. A data, instituída ofici
Morgana Barbosa
12 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil é homenageada no Baile do Centenário do Hospital de Cirurgia
Deputada Linda Brasil A deputada estadual Linda Brasil (Psol) foi homenageada, na noite da última quinta-feira (7), durante o evento em celebração aos 100 anos do Hospital de Cirurgia. A parlamentar recebeu a Comenda Dr. Augusto Leite, maior honraria concedida a pessoas que contribuíram para o fortalecimento da instituição. “Eu fico honrada e muito feliz de, como deputada estadual, poder contribuir com essa instituição, que é tão importante para o nosso estado. É uma alegria
Morgana Barbosa
8 de mai.1 min de leitura


“Falta de medicamento no CASE é resultado da falta de planejamento do Governo do Estado”, critica Linda Brasil
Deputada Linda Brasil - Foto: Jadilson Simões| Agência de Notícias Alese Nesta quinta-feira, 7, a deputada Linda Brasil (Psol) repercutiu, na tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, as denúncias de usuários do Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (CASE) sobre a falta de medicamentos. Linda destaca a ausência de Somatropina, medicação que auxilia no crescimento das crianças. A parlamentar alerta que essa deficiência no abastecimento de medicamentos é recorrente e aponta
Morgana Barbosa
7 de mai.3 min de leitura


Linda Brasil cobra medidas que assegurem moradia digna às famílias da ocupação Marielle Franco
Deputada Linda Brasil | Foto: Jadilson Simões - Agência de Notícias Alese A deputada estadual Linda Brasil (Psol) cobrou da Prefeitura Municipal de Aracaju respeito e medidas para a garantia de moradia digna às famílias da ocupação Marielle Franco, que se mobilizaram em um prédio da Secretaria Municipal da Família e Assistência Social do Município de Aracaju (Semfas). A parlamentar defende que haja diálogo, transparência e responsabilidade para assegurar os direitos constituc
Morgana Barbosa
7 de mai.2 min de leitura


“O Parque dos Cajueiros está abandonado”, denunciou Linda Brasil na Alese
Deputada Linda Brasil | Foto: Jadilson Simões - Agência de Notícias Alese A deputada estadual Linda Brasil (Psol) denunciou, nesta quarta-feira, 6, a situação de abandono do Parque dos Cajueiros, localizado na zona sul da capital. A parlamentar levou o tema à tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe após a circulação de um vídeo nas redes sociais que expõe as condições precárias do espaço público, que está sob a responsabilidade do Governo do Estado. Linda exibiu imagens
Morgana Barbosa
6 de mai.2 min de leitura


Linda Brasil propõe medidas para fortalecer a proteção e garantia de direitos às mulheres sergipanas
A garantia de direitos e o fortalecimento de mecanismos de proteção para as mulheres sergipanas foi o principal foco das medidas legislativas adotadas pela deputada estadual Linda Brasil (Psol-SE) ao longo do mês de abril. Entre as proposituras protocoladas pela parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) estão Indicações, Projetos de Resolução e moções de aplausos para reconhecimento de iniciativas relevantes à sociedade. As proposituras foram direcionadas à Ass
Morgana Barbosa
6 de mai.3 min de leitura
bottom of page
